Notícias

A Agroconsult, consultoria especializada em agronegócio, estima que a produção brasileira de soja será recorde, com 182,2 milhões de toneladas, em 2025/26. A projeção é feita antes de um evento anual e tradicional de acompanhamento das lavouras, chamado Rally da Safra. Se confirmado, esse volume representará um aumento de 10,1% em relação à safra anterior. A produtividade média no país é estimada em 62,3 sacas por hectare, ante 60 sacas no último ciclo.

O cenário de produtividade é considerado positivo pela consultoria, após um período de seca na época do plantio. Em atualizações, a consultoria mapeou alta das precipitações na casa de 200 mm a 300 mm entre novembro e dezembro, o que favoreceu os ajustes positivos para a safra.

Dentre os estados com ótimo potencial de produtividade (maior que 62 sacas/ha) estão Paraná (65 sacas/ha), Mato Grosso (65 sacas/ha), Goiás (66 sacas/ha) e Bahia (66 sacas/ha). Com potencial considerado bom (entre 55 e 62 sacas/ha), estão Mato Grosso do Sul (61,5 sacas/ha), Piauí (59 sacas/ha), Tocantins (60,5 sacas/ha) e São Paulo (62 sacas/ha).

O Rio Grande do Sul passa por atenção, com um potencial de produtividade de 52 sacas/ha.

Para André Debastiani, coordenador-geral da expedição e sócio-diretor da Agroconsult, “as previsões favoráveis para chuvas garantem o potencial de lavouras nessa safra. Até o final de março, necessitamos dessa boa umidade para lavouras de ciclo médio e tardio”, disse.

Para a Agroconsult, a área de plantio deve atingir 48,8 milhões de ha (+2,1%), alta de 0,98 milhão de ha. Mesmo com desaceleração em relação à média dos últimos dez anos, registrada com crescimento anual de 1,7 milhão de hectares, o número ainda é crescente.

Para Debastiani, “o ritmo de crescimento diminui, mas mantém constância devido à manutenção dos níveis de investimento, implementação de tecnologias e regularização do clima nos meses de novembro e dezembro. O produtor não tem intenção de reduzir investimentos”, afirmou.

Desde 2004, a Agroconsult realiza o Rally da Safra, uma expedição anual por todas as regiões produtoras do Brasil, com o objetivo de coletar dados primários sobre a produção e o manejo das lavouras de soja e milho. Reconhecido como uma das principais iniciativas de levantamento técnico do agronegócio nacional, o projeto acompanha de perto as condições das safras e contribui para uma leitura mais precisa do cenário agrícola brasileiro.

Durante o Rally, 23 equipes técnicas estarão em campo diante de um volume histórico da soja brasileira. Destas, 17 farão avaliações nas fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita, entre os dias 8 de janeiro e 24 de março.

Kaique Cangirana – CNN Brasil

Veja mais